O Instituto Mirante participou do 13º Congresso GIFE, o maior encontro da América Latina sobre investimento social privado, que foi sediado em Fortaleza entre os dias 7 a 9 de maio. Com a participação de especialistas, lideranças e representantes de organizações sociais, o evento realizado pela primeira vez fora de São Paulo teve como tema “Desconcentrar poder, conhecimento e riquezas”.
A 13a edição do Congresso celebrou os 30 anos do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) e reuniu mais de 1200 participantes e 180 palestrantes. Representando o Instituto Mirante, a coordenadora de projetos especiais do setor de Inovação e Governança, Cristina Cunha, acompanhou os debates. “A gente precisa entender como está o campo do investimento social, fazer conexões com as pessoas, conhecer projetos e instituições. É necessário entender quais são as necessidades dos captadores e dos investidores nesse meio”, conta.
A escolha do Nordeste para realização do evento se deve ao aumento do investimento social privado na região e sua importante rede de investidores. “Isso é muito importante e demonstra a preocupação do evento de descentralizar poder, conhecimento e riqueza. Então acho que ter sido realizado aqui em Fortaleza foi muito representativo nesse aspecto”, afirma Cristina. Durante a programação, foram destaques as reflexões sobre financiamento de longo prazo, a importância de alinhar expectativas entre doadores e organizações e a necessidade de medir impacto de forma mais qualificada e contextualizada.
Para a coordenadora do Mirante, a captação de recursos é uma área estratégica e importante para o futuro das organizações sociais, que exige estudo e letramento. “Como foi dito no evento, é quase como uma área de vendas. Precisa ter essa noção de mercado, de entender o outro, de entender as demandas”, considera. A participação no evento reforça o compromisso do Instituto Mirante com o fortalecimento das redes culturais e sociais no Nordeste e com a promoção de políticas que ampliem a sustentabilidade das organizações culturais.