O Sobrado Dr. José Lourenço — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante — apresenta a residência artística Água Logo Adiante, do artista e fotógrafo Régis Amora, com tutoria do fotógrafo André Penteado.
A ação contará com dois encontros para apresentação do resultado, sendo o primeiro encontro presencial, que acontece no dia 06 de junho, às 14h, na Tapera das Artes; e o segundo encontro será online, no dia 11 de junho, às 19h, pelo YouTube do Sobrado. A atividade é gratuita e tem classificação indicativa de 12 anos.
A residência artística propõe, a partir do tripé cultura, memória e identidade nacional, investigar os desdobramentos visuais da missão jesuítica que desembarcou no Ceará, em 1723, para fundar uma escola religiosa em Aquiraz. Além disso, aborda a expulsão dos religiosos da cidade, os mitos que cercam sua saída e como esse fato ainda impacta na atualidade do local.
O artista, a partir do gesto da residência, busca revisitar a história para analisar os impactos da violência social no Brasil de hoje, pensando obras entre a imagem e o documento, propondo estratégias de construção narrativa e visual de eventos que não possuem iconografia ou acervo visual imagético.
Programação
Fala de apresentação | presencial
Dia: 06 de junho de 2025 (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Centro Cultural e Teatro Escola Tapera das Artes
Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos, s/n, Centro, Aquiraz/CE
Fala de apresentação | online
Dia: 11 de junho de 2025 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: YouTube do Sobrado
Sobre o residente
Régis Amora é ex-Diretor do Instituto da Fotografia. Membro fundador do Descoletivo. Finalista do prêmio La Sallita, na Espanha. Tem trabalhos no Festival Encontros da Imagem, no Museu Pio IX, em Braga/Portugal, e no Festival Outono Fotográfico, na Galícia. Exposições em diversos espaços de Fortaleza. Em 2020, abre, junto ao Descoletivo, a exposição Linha de Costa, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará.
Sobre o tutor
André Penteado é fotógrafo. Produzindo desde 1998, investiga temas como fatos da história brasileira e momentos de grande intensidade emocional. Já realizou onze exposições individuais e participou de mais de duas dezenas de coletivas, tanto no Brasil quanto no exterior. É autor de quatro livros: O suicídio de meu pai, Cabanagem, Não estou sozinho e Missão Francesa.
Sobre o Sobrado Dr. José Lourenço
Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006 e inaugurado em 2007.
Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto Percursos, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão das expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.
Serviço
Missão jesuítica no Ceará é tema de residência artística promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço
Residente: Régis Amora
Tutor: André Penteado
Mais informações: [email protected] | (85) 99986.5086 (WhatsApp)
Classificação indicativa: 12 anos
Atividade gratuita