NOTICIA PINA Foto por Marilia Camelo
Foto por Marília Camelo

>

>

>

Pinacoteca do Ceará destaca ações com foco em acessibilidade neste mês de setembro

Pinacoteca do Ceará

Pinacoteca do Ceará destaca ações com foco em acessibilidade neste mês de setembro

No mês da pessoa surda, o museu realiza diversas atividades para o público PCD, além do seminário que celebra os artistas cearenses Aldemir Martins e Antonio Bandeira

Garantir a acessibilidade nos museus é uma forma de assegurar direitos. Neste mês de setembro —simbólico para a luta de pessoas surdas e das pessoas com deficiência por inclusão—, a Pinacoteca do Ceará destaca um conjunto de ações especiais com foco em acessibilidade dentro da sua programação. Além das visitas mediadas às exposições e das tradicionais atividades com tradução em libras e audiodescrição realizadas ao longo de todo o ano, o museu amplia a programação com ações para crianças neurodivergentes, além de oficinas, visita mediada temática a exposições e performance voltadas para pessoas surdas e com deficiência.

O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, está aberto para todas as pessoas.

No início do mês, a programação celebra dois importantes artistas cearenses com o Seminário “Aldemir e Bandeira: redesenhos do tempo”, que acontece nos dias 5 (quinta-feira) e 6 (sexta-feira) de setembro e conta com tradução em libras e audiodescrição em suas três mesas temáticas.

A mesa de abertura propõe uma conversa sobre os projetos poéticos de Antonio Bandeira e Aldemir Martins, reunindo a pesquisadora Almerinda Lopes e a artista Mariana Pabst Martins, filha de Aldemir Martins, às 18h da quinta-feira (5), no Pátio da Pinacoteca. No mesmo dia, mais cedo, o público em geral poderá participar de visita mediada às exposições “No lápis da vida não tem borracha”, de Aldemir Martins, e “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira, com os curadores, além da Oficina de Aquarela: “Transbordando Cor e Luz”.

Na sexta-feira (6), das 15h às 16h30, o seminário tem continuidade com a mesa “No lápis da vida não tem borracha”, na qual Waléria Américo, Rosely Nakagawa e Eliene Magalhães discutem a relação de Aldemir Martins e o desenho, com mediação de Anderson Sousa. Em seguida, às 17h, a mesa “Amar se aprende amando” reúne Bitu Cassundé, Chico Porto e Deri Andrade para abordar questões sobre a produção artística de Antonio Bandeira e a autorrepresentação em obras de artistas negros. A mediação é de Kadma Marques.

AULAS ABERTAS GRATUITAS

Neste mês de setembro, a Pinacoteca do Ceará também recebe a professora e pesquisadora Marisa Flórido para a aula aberta “Monstros e quimeras no fim do mundo”, no dia 13 de setembro (sexta-feira), às 18h. O encontro explora a visão ocidental de superioridade humana sobre outras espécies e sua influência na relação com a natureza e a cultura.

No dia 20 de setembro (sexta-feira), o artista e pesquisador André Parente realiza, de forma remota, a aula aberta “Os territórios da artemídia e os desafios da sua conservação”, também às 18h, com mediação do pesquisador Alexandre Veras. A atividade acontece presencialmente no auditório do museu, e Parente participa por videoconferência.

PRIMAVERA DOS MUSEUS

A acessibilidade ganha mais destaque na semana de 23 a 29 de setembro, durante a 18° edição da Primavera dos Museus. O tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão” lança luz sobre o papel desses equipamentos na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

Dentro da programação voltada para o tema, a Pinacoteca do Ceará recebe a performance “Vozes Silenciadas” no domingo (22), comandada pelas artistas Lyvia Cruz, Renata Freitas e Grace Kelly. A performance é uma peça teatral que explora as dificuldades enfrentadas pelos surdos no interior do Ceará, abordando temas como educação, emprego, e discriminação. Baseada em relatos reais, a obra busca sensibilizar o público para as injustiças sofridas pela comunidade surda e destaca a importância de amplificar suas vozes.

Nos dias 27 e 28 de setembro (sexta-feira e sábado), das 16h às 17h, o museu convida o público para participar da atividade “Aquarela em Libras”, com o pedagogo e professor Lauro Neto. A oficina tem o objetivo de capacitar os participantes na técnica de aquarela, transmitindo conhecimentos teóricos e práticos por meio da língua de sinais. Para participar, é preciso se inscrever entre os dias 23 e 26 de setembro, no link que será disponibilizado no Instagram da Pinacoteca. A atividade é voltada para interessados na prática e que tenham a partir de 16 anos. São ofertadas 15 vagas.

Com foco na acessibilidade, a Pinacoteca do Ceará também realiza uma visita mediada para crianças neurodivergentes na exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. A proposta é que o público vivencie a exposição de forma livre e divertida, com a estimulação e exploração das obras de forma pessoal, respeitando os limites sensoriais de cada um. A atividade acontece nos dias 19 e 28 de setembro (quinta-feira e sábado), das 16h às 17h. A visita é recomendada para crianças a partir de 3 anos.

MEDITAÇÃO, DOCUMENTÁRIO E ATIVIDADES INFANTIS

Já nos dias 21 e 26 de setembro (sábado e quinta-feira), a Pinacoteca do Ceará realiza o “Percursos em Libras – Poesia nas sombras – Arte e tecnologia”, com Eleotério Tomaz. A visita mediada temática consiste em passear pela exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, permitindo que os participantes possam explorar a visualidade produzida pelas projeções tecnológicas e por meio delas dialogar com a poesia em Libras. O percurso acontece das 16h às 17h e tem classificação indicativa de 14 anos.

A programação da Pinacoteca do Ceará inclui ainda as tradicionais visitas mediadas livres, realizadas aos sábados e domingos. Já os “Percursos Entrelaçados”, que são visitas temáticas nas exposições em cartaz, contam com uma diversidade de temas para os diferentes públicos que acessam o museu. O pátio da Pinacoteca do Ceará também continua a representar um espaço de relaxamento e reconexão com a atividade gratuita “Yoga ao Pôr do Sol”. Aos domingos, o Ateliê Criança Cria convida os pequenos para ocuparem o museu em atividades que vão da pintura à construção de brinquedos.

Neste mês, haverá duas oportunidades para ver o documentário “A Senhora das Flechas”, sobre a trajetória da fotógrafa e artista Claudia Andujar: nos dias 8 e 22 de setembro (domingos), às 11h, no Auditório da Pinacoteca do Ceará.

>>> CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

 

 

SERVIÇO

Pinacoteca do Ceará
Onde: Rua 24 de maio, s/n, Centro
Funcionamento: quarta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 9h às 17h
Acesso gratuito a todas as atividades

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Em cartaz:

“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024

Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 15 de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando”

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

“Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 6 de outubro de 2024

Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.

Mais notícias
Pinacoteca do Ceará
A programação da semana na Pinacoteca do Ceará, integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e gerida...
16 de junho
Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som do Ceará, Pinacoteca do Ceará
O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) recebeu nesta quarta (11) a abertura do VII Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED),...
11 de junho
Pinacoteca do Ceará
A Pinacoteca do Ceará oferece uma programação diversificada nesta semana de 11 a 15 de junho. Além de atividades como “Yoga ao Pôr do Sol”,...
11 de junho
Pinacoteca do Ceará
A programação da semana na Pinacoteca do Ceará, integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e gerida...
16 de junho
Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som do Ceará, Pinacoteca do Ceará
O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS CE) recebeu nesta quarta (11) a abertura do VII Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED),...
11 de junho
Pinacoteca do Ceará
A Pinacoteca do Ceará oferece uma programação diversificada nesta semana de 11 a 15 de junho. Além de atividades como “Yoga ao Pôr do Sol”,...
11 de junho
Pinacoteca do Ceará
A Pinacoteca do Ceará, integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE), gerido em parceria com o Instituto...
9 de junho
Ir para o conteúdo