A exposição coletiva SUBSEQUÊNCIA, promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, terá duas aberturas, sendo a primeira no dia 16 de maio (sexta), às 17h, na plataforma da Estação das Artes e a segunda no dia 22 de maio, às 19h, na galeria da CAIXA Cultural Fortaleza.
Com reflexões sobre a relação das histórias em quadrinhos e as artes visuais, a exposição coletiva reúne obras com produção contemporânea de quadrinhos que extrapolam os limites das páginas de revistas e ocupam as galerias de arte. As obras poderão ser apreciadas nos dois equipamentos culturais.
A SUBSEQUÊNCIA é um projeto da BASA – rede internacional independente de pesquisa e articulação em arte contemporânea – que tem como foco mapear e promover ações com artistas cuja produção transita entre as artes visuais e os quadrinhos.
Essa edição é dedicada, exclusivamente, aos artistas cearenses, e conta com a curadoria do artista visual, Weaver Lima, que apresenta nove artistas de diferentes gerações. O público será convidado a vivenciar histórias em quadrinhos em diferentes formatos, como instalações, vídeos, murais e obras interativas. Uma nova forma de experimentar as diversas maneiras
como as HQs podem ser produzidas, exibidas, vistas e lidas.
A diretora do Sobrado, Germana Vitoriano, celebra a exposição e a parceria com os equipamentos culturais. “Uma grande alegria promover essa exposição com artistas tão importantes para nosso estado. Além de contar com a parceria da Estação das Artes e da
CAIXA Cultural Fortaleza, dois grandes espaços para a cultura”, enfatiza Germana.
A ação faz parte do projeto itinerante Percursos, idealizado pelo Sobrado, e conta com a parceria da Estação das Artes (espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o
Instituto Mirante de Cultura e Arte) e o apoio da CAIXA Cultural Fortaleza. O acesso é inteiramente gratuito e livre para todas as idades.
Os artistas que fazem parte da exposição SUBSEQUÊNCIA:
Hélio Rôla
Marcus Francisco (1950–1980)
Camila Sombra
Erica R.
Felipe Kehdi
Juliana Siebra
Luci Sacoleira
Marissa Noana
duo Uinverso (Nadiuska e Priscila)
Programação completa
Dia: 16 de maio de 2025
Horário: 17h
Local: Plataforma da Estação das Artes – (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro –
Fortaleza/CE)
Dia: 22 de maio de 2025
Horário: 19h
Local: Galeria da Caixa Cultural Fortaleza (Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema –
Fortaleza/CE)
CONHEÇA O CURADOR
Produtor cultural, curador, quadrinista e artista visual. Em 2008, criou o coletivo MONSTRA com o qual realizou diversas exposições e intervenções urbanas. Atualmente, a MONSTRA é uma produtora cultural especializada em projetos de arte – exposições, filmes, publicações e cursos – com foco na produção independente. Enquanto curador realizou diversas mostras tendo como foco os quadrinhos, dentre as quais destaca: Curador das exposições: “Luiz Sá – 100 anos”, Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza-CE (2007); “Mário Mendez – O Mestre da Caricatura”, Espaço Cultural Correios, Fortaleza-CE (2008); “Monstra Comix” um recorte da produção independente contemporânea de HQs, Sobrado Dr. José Lourenço, Fortaleza-CE (2007/2008); “HQ-CE” exposição permanente para a Gibiteca de Fortaleza registrando um panorama da produção de histórias em quadrinhos no Ceará de 1930 a 2010; “Desenhomatic LTDA” projeto dos artistas JACA (SP) e Fabio Zimbres (RS), Sobrado Dr. José Lourenço, Fortaleza-CE (2012); “Seres Urbanos – Fanzines 90’s” sobre o grupo cearense Seres Urbanos (1991-1998), Sobrado Dr. José Lourenço, Fortaleza-CE (2015); “O Ordinário Rafael Sica” individual do cartunista Rafael Sica (RS), CAIXA Cultural Fortaleza (2018), CAIXA Cultural Rio de Janeiro (2018/2019) e CAIXA Cultural Curitiba (2019); “Quadrinhos Impossíveis 2019” festival nacional de histórias em quadrinhos, CAIXA Cultural Fortaleza e CAIXA Cultural Rio de Janeiro (2019); “Quadrinhos Impossíveis 2021” versão online do festival (2021); “Mostra SESC HQ” festival de histórias em quadrinhos, Pacoti-CE (2022); “Quadrinhos Impossíveis 2023” festival nacional de histórias em quadrinhos, CAIXA Cultural Fortaleza (2023).
CONHEÇA O SOBRADO DR. JOSÉ LOURENÇO
Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através de parcerias que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.
SERVIÇO
Sobrado Dr. José Lourenço lança exposição sobre história em
quadrinhos em dois espaços culturais de Fortaleza
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Mais informações: [email protected] / (85) 9 9986.5086 (WhatsApp)
Classificação indicativa: livre
Atividade gratuita